A Grande Pirâmide de Gizé, também conhecida como a pirâmide de Quéops, foi construída por volta de 2550 a.C. e é um marco na história da civilização humana12. A construção desse monumento suntuoso de 137 metros de altura envolveu o trabalho de cerca de 100 mil homens ao longo de 20 anos12.
Ainda existem muitos mistérios sobre a construção da Grande Pirâmide de Gizé. Uma das questões mais intrigantes é como os antigos egípcios conseguiram mover os enormes blocos de pedra que, em média, pesavam cerca de três toneladas1. Existem várias teorias para explicar isso:
- Uma teoria sugere que cada pedra era deslocada com o uso de embarcações ao longo do rio Nilo1.
- Outra teoria cogita que os blocos tivessem sido construídos pelos próprios egípcios com o uso de um tipo de cimento1.
- Para o encaixe das pedras, acredita-se em três possibilidades que explicam o manejo das pedras na construção1:
- Uma primeira teoria diz que os blocos eram arrastados por meio de uma rampa próxima à base da pirâmide1.
- Outra explicação trabalha com a hipótese de que as paredes externas da pirâmide possuíssem rampas que levavam os blocos às partes mais altas1.
- Recentemente, o arquiteto Jean-Paul Houdini cogitou que os blocos mais elevados tivessem sido carregados com rampas internas1.
Além disso, a Grande Pirâmide de Gizé era originalmente toda revestida com pedra calcária polida, o que fazia a pirâmide brilhar quando exposta ao sol1. Infelizmente, boa parte do revestimento brilhante foi roubado há mais de 600 anos1.
No interior da pirâmide, foram descobertas apenas três câmaras: a Câmara Real, que abrigava os restos do faraó; a Câmara Secreta; e a Câmara da Rainha1. Para descobrir outros compartimentos na pirâmide, os cientistas teriam que ser obrigados a utilizar explosivos que poderiam comprometer a estrutura da mesma1.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
📢 **Nós queremos ouvir você!** 📢
Sua opinião é muito importante para nós e adoraríamos saber o que você pensa sobre nossos artigos.
Clique aqui para deixar seu comentário. 👇