Sofia Ionescu-Ogrezeanu (Fălticeni, 25 de abril de 1920 – Bucareste, 21 de março de 2008) foi uma médica neurocirurgiã romena, reconhecida como a primeira mulher neurocirurgiã do mundo. Seu certificado foi concedido em 17 de setembro de 2005, no Congresso Mundial de Neurocirurgia no Marrocos.
Sofia nasceu na cidade de Fălticeni, no distrito de Suceava, em 1920. Era filha de Constantin Ogrezeanu, caixa de banco e de Maria Ogrezeanu, dona de casa. Seu interesse pela medicina começou depois de fazer amizade com Aurelia Dumitru, filha de um médico da cidade. A morte de um de seus colegas de escola, depois de pegar uma infecção em uma cirurgia cerebral em Paris, a motivou a fazer o vestibular para a faculdade de medicina quando tinha 16 anos.
Com o apoio da mãe, Sofia prestou prova para a faculdade de medicina na capital, Bucareste, em 1939. Em seu primeiro ano de residência, ela estudou oftalmologia. No ano seguinte, ela estagiou na cidade de Suceava, em uma clínica muito mal equipada em meio à uma epidemia de tifo.
Em outubro de 1943, ela entrou no Hospital Nr. 9, em Bucareste, para estagiar. Em 1944, durante o bombardeio da cidade, ela foi obrigada a realizar uma cirurgia cerebral de emergência em um garoto ferido devido à falta de cirurgiões. No ano seguinte, tornou-se cirurgiã.
Por 47 anos, Sofia foi neurocirurgiã no Hospital Nr. 9. Junto dos outros cirurgiões dr. Ionel Ionescu (que se tornará seu marido no final da guerra e com quem teve dois filhos), dra. Constantin Arseni e dr. Dumitru Bagdasar, eles formaram a primeira equipe de neurocirurgiões da Romênia, depois apelidado de “equipe de ouro”, por ter ajudado a desenvolver e a modernizar a neurocirurgia na Romênia.
Sofia Ionescu-Ogrezeanu deixou um legado significativo no campo da neurocirurgia. Ela realizou mais de 15.000 cirurgias cerebrais, salvando inúmeras vidas e melhorando a qualidade de vida de seus pacientes. Sua técnica cirúrgica precisa e sua abordagem humanitária a tornaram uma figura respeitada e admirada, tanto por seus colegas médicos quanto por seus pacientes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
📢 **Nós queremos ouvir você!** 📢
Sua opinião é muito importante para nós e adoraríamos saber o que você pensa sobre nossos artigos.
Clique aqui para deixar seu comentário. 👇