Menu Superior

meta tags

Pesquisar no blog

quarta-feira, 11 de maio de 2016

A REVOLUÇÃO DOS BICHOS

A REVOLUÇÃO DOS BICHOS

APRESENTAÇÃO

     O livro abordado envolve como personagens principais animais de uma fazenda, os quais diziam que trabalhavam muito e ganhavam pouco. Na contextualização, um dos bichos mais velho e mais instruído, resolve fazer uma reunião para debaterem o assunto e para fazerem uma revolução. Depois de entrado em consenso, resolveram que iriam colocar em prática, mas não sabiam quando, até que surgiu uma oportunidade que, repentinamente se sucedeu devido aos maus tratos que recebiam naquele dia, e logo os animais entraram em confronto com seus donos e colocaram para fora da fazenda. Quando menos se deram conta, a revolução já acontecera.
Com a fazenda tomada pelos animais, logo se deu início para votar por um líder, dois porcos se elegeram, Bola-De-Neve e Napoleão. Mas por alegações sobre traições supostamente vindo de Bola-De-Neve, Napoleão colocou seu oponente para fora da fazenda e, assim se mantivera fora o resto da história.

     Assumindo sua posição, logo tratou de satisfazer suas necessidades, e trazendo algumas melhorias para a fazenda. Após um período de tempo, Napoleão  começou fazer negócios com humanos, alegando trazer mais qualidade de vida para o resto dos animais na fazenda. Mas não foi isso que aconteceu, trouxe na verdade mais trabalho para os animais e sofrimento, onde suas produções eram trocadas por produtos com humanos, e a maioria da quantidade de mantimentos e os produtos melhores ficavam com o líder, este que assumira a casa do ex-proprietário da fazenda Sr. Jones.
Assim se prolongou por muito tempo, os animais sendo explorados, aceitavam tudo que lhes diziam, todavia que Napoleão contava com outros porcos para administrar a fazenda.

Passado alguns anos, alguns dos animais morreram, a revolução que sonhavam nem se deram conta que acabara, o líder que imaginaram ter é tão quanto mau, manipulador e assassino. Porquanto das vezes devido algumas retaliações, mandou seus cães que o treinara abater seus supostos traidores que se confessaram perante a ele. Sendo assim nenhum ousou atentar contra Napoleão.
Certo dia em comemoração e confraternização na casa do Sr. Jones, entre animais e humanos, esses, vizinhos de outras fazendas e, regados de muitas bebidas, surgiu uma desavença, o qual chamou a atenção dos outros animais da fazenda que foram lá para ver, se deparando com a situação, não sabiam distinguir quem eram os animais e os seres humanos.
Contexto
     O livro nos da um uma visão para fazermos um paralelo com a atualidade, pois devido a quem damos todos os créditos, são os mesmos que somente se importam com eles mesmos. Também retratando o início do livro, quando surge a ideia de fazer revolução, podemos fazer ao comparativo do socialista Karl Marx, “(...) caracterizada pela igualdade de oportunidades e meios para todos os indivíduos, com um método igualitário de compensação” Assim dava a ideia e esperavam que acontecesse. Outro destaque a quem assume o poder, como dizia Maquiavel: “Dê o poder ao homem, e descobrirá quem ele realmente é”. Realmente estamos consolidando a frase a um homem, mas no livro da o destaque para as ações, os quais são feitos aos comparativos com as ações dos seres humanos. Ações de medidas totalitárias e de poder absoluto nas mãos, podendo ser usado na hora e quando quiser e da forma que desejar, semente tomando medidas para benéficos próprios.

     Outro fator de relevância a ser considerado, quem aceita tudo o que dizem, sem saber a verdade e ao menos se interessa por ela. Da a compreensão do livro que, algum dos animais necessitava de outros para saber o que estava escrito. Dessa situação vemos que muitos aceitam, pois não tem o mínimo de conhecimento para confrontar informações e ou até mesmo desconsidera-las. Todavia o livro descreve o ajudante do Napoleão, dizendo das produções feitas nas fazendas, os relatórios e as planilhas, o qual dizia ele que, todos que trabalhavam na produção estavam recebendo mais benefícios em comparação quando era o com o Sr. Jones o proprietário.

    A ideia central do livro, nos da entendimento para fatos do cotidiano, desde os tempos mais antigos aos da atualidade. A exemplo de desvio de finalidades, autoridade demasiada, descaso e tantos outros que vemos. Também podemos conceituar o modo operacional e do trabalho realizados dos animais em comparação aos dos seres humanos.

Biografia
    George Orwell, pseudônimo de Eric Arthur Blair, nasceu em 1903, em Bengala (Índia), filho de um funcionário britânico e uma francesa. Muda-se para a Inglaterra em 1911, e vai para um internato. De 1917 a 1921, estuda no Eton College, uma das mais tradicionais escolas inglesas, onde tem aulas com o escritor Aldous Huxley. Em 1922, recusa uma bolsa para a universidade e volta à Índia para trabalhar na polícia imperial.
    Retorna à Inglaterra em 1928. Vivendo na pobreza - chega mesmo à mendicância, vaga por Londres e Paris até meados de 1930. Em 1933, publica seu primeiro livro, Na Pior em Paris e Londres.
Socialista, vai para a Espanha, em 1936, lutar na Brigada Internacional em apoio ao recém-eleito governo popular. Lutando na Espanha (1938) narra suas experiências na Guerra Civil Espanhola.
Durante a Segunda Guerra Mundial, Orwell trabalha como correspondente de guerra para a BBC. Em 1945, publica A Revolução dos Bichos, até hoje sua obra mais popular. Outro livro conhecido em todas as línguas é seu romance 1984 (1949), uma sátira pessimista sobre a ameaça de tirania política no futuro.
     George Orwell morreu em 1950, na Inglaterra, em consequência de uma tuberculose. Entre outras obras, escreveu também Dias na Birmânia (1934), O Caminho de Wigan (1937) e Por Que Escrevo (1946).


Escrito e publicado: Eron Hartemann Santos.


Referências:
A Revolução Dos Bichos Autor: Orwell, George
http://biblioteca.folha.com.br/1/14/biografia.html
https://pt.wikipedia.org/wiki/Animal_Farm


 Todos os direitos reservados.
Conforme a Lei 9.610/98, é proibida a reprodução total e parcial ou divulgação comercial sem a autorização prévia e expressa do autor (artigo 29)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

📢 **Nós queremos ouvir você!** 📢

Sua opinião é muito importante para nós e adoraríamos saber o que você pensa sobre nossos artigos.

Clique aqui para deixar seu comentário. 👇

Comentem nossas postagem

Aqui você caro leitor pode comentar, pedir correção e dar sugestões sobre as nossas postagem ou solicitar novos assuntos, utilize "Postar um comentário" e deixe o seu comentário.

Postagens mais visitadas