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quinta-feira, 23 de fevereiro de 2023

Ferramentas para geração e avaliação de ideias - Brainstorming - Brainwriting - SCAMPER

  

·         Brainstorming

 

Tempestade de ideias, livre debate. Livre-se de julgamentos e críticas. Quanto maior o número de ideias, melhor!

 

·         Brainwriting

 

Também conhecido como 6-3-5. Em grupos com 6 pessoas deve-se escrever três ideias em 5 minutos. Após o término do tempo passar a folha para o colega ao lado e começa-se uma nova rodada. Após 30 minutos, dependendo do número de participantes, terá um total de 108 ideias geradas.

 

·         SCAMPER

 

Lista de perguntas para que novas ideias seja criadas, em um produto ou serviço já existente.

S (substituir) – o que pode ser substituído? Componentes, materiais, pessoas.

C (combinar) – o que pode ser combinado? Objetos com ideias? Materiais, interesses, conceitos.

A (adaptar) – tamanhos, ajustes, qualidade, embalagens.

M (modificar/minimizar) – cor, cheiros, formas.

P (pensar em outros usos) – novos mercados

E (eliminar)

 

·         Modelo das 4 ações (estratégia do oceano azul)

Desenvolvida por W. Chan Kin e Renee Mouborgne.

 

Pretenderam sintetizar a visão de Porter (olhar para o ambiente e depois olhar para dentro da organização) e Prahalad (olhar para dentro da empresa para depois olhar o externo).

 

Não conseguiam publicar sua teoria. Assim, pegaram o Cirque Du Soleil para teste.

 

Pretende definir novos mercados, criar/expandir o mercado. Busca a inovação de valor a partir da diferenciação e o baixo custo ao mesmo tempo.

 

Oceano Vermelho

Oceano Azul

Competir no mercado existente

Criar mercados inexplorados

Vencer os concorrentes

Tornar concorrente irrelevante

Aproveitar a demanda existente

Criar e capturar nova demanda

Elege o custo como valor

Rompe a cultura do custo

Busca baixo custo ou diferenciação

Busca baixo custo e diferenciação

 



 

 

 

 

 


 



Como eliminar as fronteiras de mercado

1.    Examinar novos setores – alternativas;

2.    Examinar grupos estratégicos dentro dos setores;

3.    Examinar cadeia de compradores;

4.    Examinar ofertas de produtos e serviços complementares

5.    Examinar apelos emocionais/funcionais dos compradores

6.    Examinar transcurso de tempo

 

Sequencia da Estratégia

Utilidade para o comprador – Sua ideia gera utilidade excepcional para o comprador?

Preço – O seu preço é facilmente acessível para a massa de compradores?

Custo – O custo é capaz de cumprir a meta de custo para lucrar?

Adoção – Quais barreiras para a adoção?

 

·         VRIO

Desenvolvido pelos professores J. B. Barney e W. S. Hesterly, o modelo VRIO coloca, ao invés do ambiente externo, os recursos internos da organização como potencializadores de vantagem competitiva sustentável. Este mecanismo integra tanto a perspectiva de posicionamento quanto a RBV - visão baseada em recursos.

A RBV coloca um peso nas escolhas do ambiente interno, já que determinados recursos únicos oriundos deste ambiente são variáveis-chave para desenvolver uma vantagem competitiva. Quanto aos recursos pode-se citar os tangíveis (aqueles que são vistos e quantificados) como recursos financeiros, físicos e tecnológicos, bem como os intangíveis: conhecimento, confiança, capacidade de inovação, reputação, marca e qualidade.

Desta forma, o modelo VRIO representa quatro questões referentes aos recursos da organização, visando determinar seu potencial competitivo:

·         Questão do Valor: o recurso permite que a organização explore uma oportunidade ou neutralize uma ameaça do ambiente? Os recursos continuam adicionando valor à empresa, apesar das mudanças do ambiente? Resulta em aumento de receitas e/ou diminuição de custos?

·         Questão da Raridade: o recurso é controlado atualmente apenas por um número pequeno de concorrentes?

·         Questão da Imitabilidade: as empresas sem estes recursos enfrentam uma desvantagem de custo para obtê-lo ou desenvolvê-lo?

·         Questão da Organização: as políticas e procedimentos da empresa estão organizados para dar suporte à exploração de tais recursos valiosos, raros e custosos de imitar?

 

É Valioso?

É Raro?

É Custoso de Imitar?

Explorado pela Organização?

Implicância Competitiva

Não

Não

Não

Não

Desvantagem Competitiva

Sim

Não

Não

Sim

Paridade

Competitiva

Sim

Sim

Não

Sim

Vantagem Competitiva Temporária

Sim

Sim

Sim

Sim

Vantagem Competitiva Sustentável

 

 

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