O que é ERP (Enterprise Resource Planning)?
É o planejamento dos Recursos da Empresa, é um sistema de informática responsável por cuidar de todas as operações diárias de uma empresa, desde o Faturamento até o balanço contábil, todo o trabalho administrativo e operacional feito numa empresa.
Como é dividido um software ERP?
Em 3 camadas
Aplicação: Nesta camada temos o software ERP com as suas funcionalidades, processos, cadastros e demais dados necessários para a operação da empresa;
Banco de Dados: Os dados gerados na camada Aplicação devem ser armazenados de forma lógica no Banco de Dados
Framework: Todo software ERP deve ter uma camada onde é possível configurar/parametrizar o sistema e também customizar/personalizar o ERP, para isso é necessário uma camada de construção de novo código-fonte e sua compilação, para que assim, estas novas funcionalidades desenvolvidas, fora do ERP padrão, estejam disponíveis na aplicação
Por que o software ERP é modular?
Visão Departamental: Módulo Contábil, Financeiro, Compras, Faturamento, Estoque entre outros, com esta visão é possível manter os processos de cada departamento dentro da mesma tela, facilitando a vida dos usuários e o controle sobre eles.
Visão por Segmento atende a especificações gerais, mas são necessários módulos para atender unicamente algum processo do segmento.
Qual o objetivo do ERP?
O ERP tem como objetivo organizar o trabalho numa empresa.
Um ERP registra informações referentes a clientes, fornecedores, funcionários, produtos, vendas, compras, pagamento, impostos entre outras.
Como o software ERP é utilizado atualmente nas empresas?
Atualmente no Brasil e na América Latina, o ERP é utilizado de forma simples , ou seja, muitas funcionalidades e rotinas não são utilizadas, por desconhecimento ou dificuldade de organização interna das empresas.
6. Quais os principais benefícios atingidos pelas empresas com a utilização do ERP?
Redução de estoques, Aumento de Produtividade, Aumento em receitas / Lucros, Redução de Custos de TI entre outros.
13 passos para escolher um ERP
1 Decidir estrategicamente: É muito importante que a empresa tenha claro quais os motivos que a levaram a tomar a decisão pela implantação ou substituição de um ERP.
2 Definir objetivos: Importante mensurar financeiramente qual será o ganho com o sistema de gestão
3 Calcular orçamento: O orçamento deverá atender também os investimentos que poderão ser necessários para suportar a infraestrutura para a utilização do ERP, é recomendável também separar verba para a aquisição de licenças de outros aplicativos, como por exemplo, sistema operacional, banco de dados entre outros.
4 Desenhar processos: Priorização Definir quais serão as áreas ou processos que serão implantadas.
É importante no levantamento, ter em mente que algumas áreas estão integradas.
Mapeamento - A empresa deve ter a clareza da maturidade que se encontra em relação a seus processos e regras de negócio, pois o sistema de gestão empresarial , automatiza processos, desde que estes estejam adequados e desenhados de forma funcional.
5 Buscar fornecedores
Após as definições referente as decisões internas que motivaram a aquisição do sistema de gestão, agora é necessário iniciar o processo de seleção de fornecedores de ERP e serviços de implantação.
6 Avaliar fornecedores
A avaliação do fornecedor de software ERP é muito importante nesta fase do processo, é necessário avaliar alguns pontos relevantes e intimamente ligados ao sucesso de aquisição do ERP.
7 Analisar aderência
A analise de aderência é o comparativo do mapeamento de processos da empresa adquirente vs. os processos contidos no sistema ERP.
8 Mapear personalizações
O mapeamento deverá conter as horas necessárias para sua execução e qual será o valor adicional de suporte e manutenção após a entrega do projeto.
9 Assistir apresentação técnica
Para à aquisição do ERP ser um sucesso, um dos componentes relevantes é a apresentação técnica do sistema, com foco no segmento e sub-segmento da empresa adquirente.
10 Visitar clientes referência
Para que tenha-se mais segurança na aquisição do ERP, é importante visitar um cliente-referência do fornecedor de ERP, do mesmo segmento e subsegmento da empresa adquirente.
11 ENTENDER a conta
Neste passo a empresa em busca de um ERP recebe uma proposta com os valores de investimento; iniciais que serão no momento da entrega do projeto e mensais referente a manutenção, assinatura (em caso de Saas), hospedagem e suporte
12 COMPARAR propostas
Atender decisões estratégicas da empresa adquirente, tais como tecnologia empregada, credibilidade do fornecedor, atendimento em outros países, governança corporativa, relacionamento entre outros pontos.
13 Decidir estrategicamente
Com uma escolha mais adequada do sistema, os benefícios para a competitividade são claros, com ganhos reais de produtividade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
📢 **Nós queremos ouvir você!** 📢
Sua opinião é muito importante para nós e adoraríamos saber o que você pensa sobre nossos artigos.
Clique aqui para deixar seu comentário. 👇